A Cemig lançou edital de leilão de três centrais geradoras hidrelétricas e uma pequena central hidrelétrica (PCH), localizadas em Minas Gerais. Marcado para o dia 3 de julho, o certame em lote único terá valor mínimo de R$ 29,1 milhões. Parte da energia das usinas já está contratada por pelo menos 20 anos no sistema de cotas, o que segundo a Cemig agrega maior previsibilidade de receita aos investidores.

O leilão envolve as CGHs Marmelos, de 4 MW, em Juiz de Fora; Sinceridade, de 1,4 MW, em Manhuaçu; e Machado Mineiro, de 1,7 MW, em Águas Vermelha; e a PCH Martins, de 7,7 MW, em Uberlândia. As CGHs, pela legislação brasileira, têm até 5 MW de potência instalada, e as PCHs são aquelas acima desse limite até 30 MW.

De acordo com o planejamento da Cemig, o leilão visa melhorar a eficiência operacional e a alocação de capital. "A orientação é de que os recursos humanos e financeiros sejam alocados prioritariamente em empreendimentos mais representativos para o parque gerador da companhia”, disse em comunicado o superintendente de desenvolvimento de negócios da Cemig, Robson Carminati.

A descrição das unidades e demais informações relativas ao processo estão disponíveis no portal de compras da Cemig e podem ser acessadas por meio do link Licitação 500-W20344. Os potenciais investidores já podem acessar o Data Room, sob solicitação até o dia 25 de junho. As visitas técnicas das usinas serão agendadas para realização entre 29 de abril e 17 de maio.



Mais Notícias EM



Aneel conclui etapa preparatória do Leilão de Transmissão 4/2025

Certame previsto para 31 de outubro ofertará sete lotes com investimento total estimado em R$ 5,53 bilhões.

27/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

27/10/2025


Planta da UFPR produz hidrogênio sem uso de água

Unidade converte biogás em hidrogênio, amônia e eletricidade com apoio da Copel.

27/10/2025