Entre janeiro e junho deste ano, segundo levantamento da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade, foram registradas no país 741 ocorrências com eletricidade, entre descargas elétricas, choques ou incêndios. Como resultado desses episódios, 398 pessoas perderam suas vidas e várias outras se feriram.

A gravidade desse cenário – que muito provavelmente ultrapassa os números oficiais, já que várias ocorrências não são registradas – demanda uma reação da sociedade que só pode ser fundamentada pela difusão do conhecimento em segurança elétrica e, logicamente, pela aplicação de normas técnicas para evitar ou pelo menos diminuir as ocorrências.

É para contribuir com esse debate que a revista EM resolveu organizar, no dia 3 de setembro, às 18h, no canal do Youtube da Aranda Eventos, o seu próximo webinar: “Segurança contra Incêndio em Instalações Elétricas – Normas & Regulamentos”.

Dois renomados especialistas na área, os engenheiros Celso Mendes e Luiz Olímpio Costi, farão em suas palestras e no debate com sessão de perguntas e respostas uma análise da segurança contra incêndio em edificações à luz das normas ABNT NBR 5410 e NBR 13570, além das normas da Secretaria de Trabalho e das instruções técnicas do Corpo de Bombeiros.

Como destaques, serão abordados ainda temas como a detecção de arcos elétricos, fontes e serviços de segurança, proteção passiva, detecção e alarme, condições de fuga e temas mais específicos e atuais, como os aspectos críticos de geradores fotovoltaicos.

O consultor Celso Mendes, além de contribuir com a produção editorial de EM e Fotovolt, é um profissional com larga experiência na direção de grandes indústrias, como Siemens e Klöckner-Moeller, e membro do CE da NBR 5410 desde 1990, tendo publicado diversos trabalhos sobre a norma. Além disso, faz parte da IAFSS - International Association for Fire Safety Science, de Londres.  

Já o engenheiro eletricista Luiz Olimpio Costi é sócio-diretor da Procion Engenharia desde 1987, empresa de consultoria e projetos de sistemas elétricos e hidráulicos. É membro da diretoria de tecnologia e sustentabilidade do Secovi-SP - Sindicato da Habitação e conselheiro da Abrasip - Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais e da Abrinstal - Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações, além de participar de várias comissões de normas da ABNT.

Para se inscrever gratuitamente no webinar, acesse https://oferta.arandanet.com.br/12o-webinar-em.



Mais Notícias EM



Consumo de energia aumentou em março

Mesmo com agravamento da pandemia e maior distanciamento social, consumo foi 5,5% maior do que março do ano passado.

16/04/2021


Enel adota aplicativo para pagamento de conta de luz em SP

Distribuidora fechou parceria com a PicPay e concede créditos para primeiros consumidores que adotarem o pagamento digital.

16/04/2021


2W Energia capta recursos para erguer eólica

Financiamento da gestora Darby será para o complexo Anemus, no Rio Grande do Norte.

16/04/2021