O ISI-ER - Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis vai instalar uma planta piloto de energia eólica offshore na costa do Rio Grande do Norte. A expectativa é a de que o instituto receba a licença de instalação no segundo semestre deste ano para implantar o sítio de testes, em condições reais de operação.
O projeto prevê a instalação da planta a 20 km da costa de Areia Branca – nas proximidades do Porto-Ilha de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A estrutura incluirá dois aerogeradores, com potência somada de 22 MW. “Estamos em uma fase muito madura. Vamos concluir a documentação de impacto ambiental neste semestre e esperamos que no próximo tenhamos em mãos a licença do Ibama”, disse o diretor do ISI-ER, Rodrigo Mello.
O sítio de testes, segundo Mello, vai analisar o desempenho dos equipamentos de geração de energia eólica offshore em condições do mar equatorial brasileiro. A ideia é avaliar aspectos de segurança e função, desempenho de potência, cargas mecânicas, ruídos, suporte e afundamento de tensão, além de qualidade da energia. A planta piloto a ser implantada pelo Senai está entre os 96 complexos eólicos offshore com processos de licenciamento abertos no Ibama.
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025