A Aneel recebeu manifestação de 93 empresas de energia elétrica e de dois grupos econômicos interessados em financiar projetos de pesquisa em hidrogênio de baixo carbono. O resultado atende a chamada estratégica de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) 23/2024, cujo prazo de manifestação se encerrou no dia 28 de março.

Segundo a Aneel, as manifestações foram provenientes principalmente de distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia elétrica. Até o momento, trata-se da maior adesão às chamadas públicas da agência. “A participação expressiva das empresas sinaliza o interesse do mercado em viabilizar uma matriz energética mais limpa e diversificada”, afirmou a agência em comunicado.

As empresas interessadas seguirão cronograma que inclui a apresentação de propostas e a execução dos projetos selecionados. Entre as empresas, aparecem grupos como EDP, Cemig, Equatorial, Energisa, Engie, Âmbar e Neoenergia. Para mais informações, acesse https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/programa-de-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao/chamadas-de-projetos-de-pdi-estrategicos/chamada-n-o-023-2024-hidrogenio-no-contexto-do-setor-eletrico-brasileiro.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024