A Aneel recebeu manifestação de 93 empresas de energia elétrica e de dois grupos econômicos interessados em financiar projetos de pesquisa em hidrogênio de baixo carbono. O resultado atende a chamada estratégica de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) 23/2024, cujo prazo de manifestação se encerrou no dia 28 de março.

Segundo a Aneel, as manifestações foram provenientes principalmente de distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia elétrica. Até o momento, trata-se da maior adesão às chamadas públicas da agência. “A participação expressiva das empresas sinaliza o interesse do mercado em viabilizar uma matriz energética mais limpa e diversificada”, afirmou a agência em comunicado.

As empresas interessadas seguirão cronograma que inclui a apresentação de propostas e a execução dos projetos selecionados. Entre as empresas, aparecem grupos como EDP, Cemig, Equatorial, Energisa, Engie, Âmbar e Neoenergia. Para mais informações, acesse https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/programa-de-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao/chamadas-de-projetos-de-pdi-estrategicos/chamada-n-o-023-2024-hidrogenio-no-contexto-do-setor-eletrico-brasileiro.



Mais Notícias EM



Nutec lança projeto de R$ 1,4 milhão que transforma resíduos orgânicos em biometano no Ceará

Iniciativa produz biocombustível renovável de padrão comercial a partir de dejetos agroindustriais e urbanos

17/07/2026


Gaúcha Magnani entrega projeto de 9,7 mi para eletromobilidade em São Paulo

Estrutura permite o carregamento simultâneo de até 40 ônibus elétricos da Viação Metrópole Paulista, na capital paulista.

17/07/2026


ONS apresenta resultados do Plano da Operação Energética 2026-2030

Relatório reforça a necessidade de fontes flexíveis no SIN e de novos leilões de capacidade, além de apresentar um novo capítulo sobre curtailment

20/07/2026