A Petrobras assinou memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a japonesa Mitsui para avaliação, em caráter não vinculante, de oportunidades de negócios em baixo carbono no Brasil. A assinatura do acordo aconteceu no dia 19 de março durante a Ceraweek, conferência de energia em Houston, nos Estados Unidos.

A parceria visa avaliar oportunidades para produção de hidrogênio sustentável e seus derivados, utilização de biometano, e captura, transporte e armazenamento de CO2 (CCS). Segundo comunicado da Petrobras, o MoU está alinhado aos segmentos de atuação em baixo carbono priorizados no plano estratégico 2024-28+, que visam preparar a estatal para um futuro sustentável.

“O acordo busca identificar sinergias comuns em potenciais projetos em segmentos de baixo carbono no Brasil. Exploraremos também como estas sinergias podem abrir oportunidades comerciais no Japão, um dos maiores mercados potenciais para produtos renováveis”, disse o diretor de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025