A Atlas Renewable Energy assinou contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) para utilização de sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) com a empresa chilena Copec, especializada nesses sistemas. A negociação foi feita por meio do trader de energia da Copec, a Emoac, por um período de 15 anos.
Batizado de BESS del Desierto, o sistema é considerado um dos maiores projetos de armazenamento de energia na América Latina, com capacidade instalada de 200 MW e autonomia de quatro horas, com capacidade de armazenamento de 800 MWh.
O projeto permitirá o armazenamento de energia durante o dia, a reinjeção na rede em horários de alta demanda e será instalado junto à usina solar Sol del Desierto da Atlas, localizada no município de Maria Elena, na região de Antofagasta.
Segundo a Atlas, o sistema deve reinjetar 280 GWh por ano na rede, o que evitará a redução da oferta da energia renovável gerada durante o dia a partir de fontes solares. A solução também deve garantir maior estabilidade e credibilidade ao fornecimento de eletricidade na região, aponta a empresa em comunicado. A Atlas tem contratos que somam 5243 MW de capacidade instalada de energia na região.
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025