A Atlas Renewable Energy assinou contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) para utilização de sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) com a empresa chilena Copec, especializada nesses sistemas. A negociação foi feita por meio do trader de energia da Copec, a Emoac, por um período de 15 anos.

Batizado de BESS del Desierto, o sistema é considerado um dos maiores projetos de armazenamento de energia na América Latina, com capacidade instalada de 200 MW e autonomia de quatro horas, com capacidade de armazenamento de 800 MWh.

O projeto permitirá o armazenamento de energia durante o dia, a reinjeção na rede em horários de alta demanda e será instalado junto à usina solar Sol del Desierto da Atlas, localizada no município de Maria Elena, na região de Antofagasta.

Segundo a Atlas, o sistema deve reinjetar 280 GWh por ano na rede, o que evitará a redução da oferta da energia renovável gerada durante o dia a partir de fontes solares. A solução também deve garantir maior estabilidade e credibilidade ao fornecimento de eletricidade na região, aponta a empresa em comunicado. A Atlas tem contratos que somam 5243 MW de capacidade instalada de energia na região.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025