A Atlas Renewable Energy assinou contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) para utilização de sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) com a empresa chilena Copec, especializada nesses sistemas. A negociação foi feita por meio do trader de energia da Copec, a Emoac, por um período de 15 anos.

Batizado de BESS del Desierto, o sistema é considerado um dos maiores projetos de armazenamento de energia na América Latina, com capacidade instalada de 200 MW e autonomia de quatro horas, com capacidade de armazenamento de 800 MWh.

O projeto permitirá o armazenamento de energia durante o dia, a reinjeção na rede em horários de alta demanda e será instalado junto à usina solar Sol del Desierto da Atlas, localizada no município de Maria Elena, na região de Antofagasta.

Segundo a Atlas, o sistema deve reinjetar 280 GWh por ano na rede, o que evitará a redução da oferta da energia renovável gerada durante o dia a partir de fontes solares. A solução também deve garantir maior estabilidade e credibilidade ao fornecimento de eletricidade na região, aponta a empresa em comunicado. A Atlas tem contratos que somam 5243 MW de capacidade instalada de energia na região.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025