A chinesa BYD começou a construir seu complexo fabril de veículos elétricos em Camaçari, na Bahia. A ser erguido em terreno da extinta unidade da montadora norte-americana Ford, que saiu do Brasil em 2021, o investimento de R$ 3 bilhões deve entrar em operação no fim de 2024, com capacidade instalada próxima de 150 mil veículos por ano, durante sua primeira fase de implantação.

Maior polo industrial da BYD fora da China, também fabricante de módulos solares fotovoltaicos e baterias, o complexo vai ocupar área total de 4,6 milhões de metros quadrados, em terreno adquirido do governo baiano por R$ 287,8 milhões. Na primeira fase de obras, serão construídas 26 instalações, entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, os quais ocuparão 1 milhão de m2. As antigas instalações do complexo da Ford serão ocupadas por fornecedores da BYD.

A BYD vai fabricar na Bahia o BYD Dolphin; o BYD Song Plus, híbrido plug-in com autonomia de 1000 quilômetros; o BYD Yuan Plus, 100% elétrico; e o BYD Dolphin Mini, recém-lançado no Brasil. Em 2023, a BYD se tornou líder do mercado de veículos eletrificados no Brasil, com a comercialização via importação de 2523 carros elétricos, com 69,8% do segmento. Em veículos híbridos, a BYD também lidera, com 1900 unidades emplacadas e 28% de participação. No mundo, porém, em 2023 a BYD ainda vendeu menos do que a norte-americana Tesla, com 1.808.581 carros comercializados, abaixo das 1.830.000 unidades da concorrente.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025