O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está divulgando a realização da quinta edição do DatathONS, uma competição voltada para equipes de estudantes universitários e com foco em análise e exploração de dados do operador. O tema deste ano é Impactos das fontes de energia renovável na operação em tempo real do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com meta de criar soluções para desafios reais do setor elétrico brasileiro, o DatathONS aceita como participantes estudantes nas áreas de desenvolvimento, engenharias, design e de outros cursos relacionados à ciência de dados ou empreendedorismo e inovação. Para se inscrever até o dia 10 de março, os interessados precisam formar equipes de 3 a 4 pessoas.

Os projetos precisam usar como base o Portal de Dados Abertos do ONS e escolher ao menos um conjunto de dados para realização de protótipo. A escolha dos melhores projetos vai considerar pontos como potencial de crescimento em termos de escala, a possibilidade de ser replicado em diferentes situações e o grau de inovação. Para tirar dúvidas e contribuir com a construção do conhecimento pelos participantes, serão promovidas três lives, uma a cada dia, em 19, 20 e 21 de março, sempre às 19h.

Cada integrante das três equipes mais bem colocadas receberão prêmios. O grupo na primeira colocação receberá um notebook, um headset, três sessões de mentoria executiva com o Elogroup, além de um kit ONS (mochila, caderno, caneta) e uma licença no Aevo Boost. Para o segundo colocado estão previstos um Echo SHOW 5 3a geração com Alexa, um kit ONS e uma licença no Aevo Boost. Por fim, os membros do grupo na terceira colocação ganharão apenas um kit e uma licença no Aevo Boost.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025