A EDP Renováveis iniciou operação de seu segundo parque híbrido eólico e solar em Portugal. O empreendimento envolve o parque eólico de São João, em operação desde 2008 e com 22,8 MW de capacidade, hibridizado com a instalação de usina solar fotovoltaica, a Monte de Vez, com 21 MWp e produção anual estimada de 31,4 GWh por ano.

Com as duas fontes, o complexo poderá gerar 79 GWh/ano, por meio de 36 mil módulos solares bifaciais e os 13 aerogeradores do parque eólico. Este complexo renovável vai também evitar a emissão de 40 mil toneladas de CO2 por ano na região de Coimbra e Leiria, onde o complexo está instalado e na qual a empresa já tem em operação mais de 280 MW em energia eólica.

A intenção da EDP é implementar mais 700 MW em projetos híbridos nos próximos anos em Portugal, segundo disse em comunicado o executivo responsável pela EDP Renováveis, Hugo Costa. A empresa tem mais de 1,6 GW em projetos híbridos em Portugal e Espanha em estudo ou desenvolvimento, com diferentes fases de maturação.

Em janeiro de 2023, o primeiro projeto híbrido da EDP foi implementado por meio da adição da usina solar fotovoltaica de Mina de Orgueirel de 8,5 MW ao parque eólico do Mosteiro, de 11 MW, na região da Guarda. O projeto produziu 37,4 GWh no seu primeiro ano de operação.



Mais Notícias EM



Nutec lança projeto de R$ 1,4 milhão que transforma resíduos orgânicos em biometano no Ceará

Iniciativa produz biocombustível renovável de padrão comercial a partir de dejetos agroindustriais e urbanos

17/07/2026


Gaúcha Magnani entrega projeto de 9,7 mi para eletromobilidade em São Paulo

Estrutura permite o carregamento simultâneo de até 40 ônibus elétricos da Viação Metrópole Paulista, na capital paulista.

17/07/2026


ONS apresenta resultados do Plano da Operação Energética 2026-2030

Relatório reforça a necessidade de fontes flexíveis no SIN e de novos leilões de capacidade, além de apresentar um novo capítulo sobre curtailment

20/07/2026