A EDP Renováveis iniciou operação de seu segundo parque híbrido eólico e solar em Portugal. O empreendimento envolve o parque eólico de São João, em operação desde 2008 e com 22,8 MW de capacidade, hibridizado com a instalação de usina solar fotovoltaica, a Monte de Vez, com 21 MWp e produção anual estimada de 31,4 GWh por ano.

Com as duas fontes, o complexo poderá gerar 79 GWh/ano, por meio de 36 mil módulos solares bifaciais e os 13 aerogeradores do parque eólico. Este complexo renovável vai também evitar a emissão de 40 mil toneladas de CO2 por ano na região de Coimbra e Leiria, onde o complexo está instalado e na qual a empresa já tem em operação mais de 280 MW em energia eólica.

A intenção da EDP é implementar mais 700 MW em projetos híbridos nos próximos anos em Portugal, segundo disse em comunicado o executivo responsável pela EDP Renováveis, Hugo Costa. A empresa tem mais de 1,6 GW em projetos híbridos em Portugal e Espanha em estudo ou desenvolvimento, com diferentes fases de maturação.

Em janeiro de 2023, o primeiro projeto híbrido da EDP foi implementado por meio da adição da usina solar fotovoltaica de Mina de Orgueirel de 8,5 MW ao parque eólico do Mosteiro, de 11 MW, na região da Guarda. O projeto produziu 37,4 GWh no seu primeiro ano de operação.



Mais Notícias EM



Statkraft conclui aquisição da Enerfín

A transação adiciona portfólio de 1,5 GW em projetos solares e eólicos à empresa norueguesa

24/05/2024


Hitachi Energy expande produção global de transformadores

Empresa japonesa vai investir mais de US$ 1,5 bilhão para atender demanda crescente por eletrificação da economia

24/05/2024


ONS e Eletrobras reestabelecem sistemas de transmissão no RS

Medidas visam atender região metropolitana de Porto Alegre, afetada pelas enchentes, e incluem reenergização parcial de subestação inundada

24/05/2024