A Copel - Companhia Paranaense de Energia fechou um termo de cooperação com o Cibiogás - Centro Internacional de Energias Renováveis, de Foz do Iguaçu (PR), para o desenvolvimento conjunto de estratégias e novos modelos de negócios para gerar energia a partir do biogás produzido por resíduos agroindustriais e de outras origens, como lodo de esgoto doméstico.

A iniciativa tem um prazo de três anos e  faz parte do programa GEF Biogás Brasil. Trata-se de versão nacional do Global Environment Facility , da Unido - Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, que envolve 183 países, e visa apoiar a redução das emissões de gases do efeito estufa por meio do abandono de uso dos combustíveis fósseis.

A ideia é aproveitar a expertise em energia da Copel e uni-la à experiência prática e teórica do Cibiogás, que já projetou e instalou várias usinas a biogás, sobretudo em suinocultores, avicultores e médias e pequenas agroindústrias no Paraná. Além disso, o Cibiogás é considerado referência em pesquisa e desenvolvimento de novos modelos de negócios para aproveitamento do biogás, inclusive na criação de formatos de geração distribuída, microgrid e de produção de biometano.

Um exemplo de projeto inovador do instituto de pesquisa, que contou com a cooperação da Copel e recursos da Itaipu Binacional, é a instalação em curso em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, de uma microgrid, uma rede de energia setorizada que pode ser operada isolada ou integrada à rede, em uma granja de suínos.

O projeto de R$ 3 milhões conta com miniusina a biogás de dejetos na Granja São Pedro Colombari, de 75 kW, que já está em operação desde 2014. A partir da geração dessa miniusina os técnicos do instituto estão criando uma microgrid para interligar mais quatro propriedades rurais vizinhas. O biogás é gerado em biodigestor anaeróbico a partir dos dejetos.

No projeto, o gerador foi conectado para suprir na rede as fazendas vizinhas. Como a área rural no oeste paranaense sofre com interrupções de abastecimento de energia, a microgrid será automaticamente acionada para receber a energia do gerador da miniusina em caso de quedas de suprimento da Copel, que apoia a difusão da ideia para outras localidades cobertas por sua distribuição.



Mais Notícias EM



Consumo de energia aumentou em março

Mesmo com agravamento da pandemia e maior distanciamento social, consumo foi 5,5% maior do que março do ano passado.

16/04/2021


Enel adota aplicativo para pagamento de conta de luz em SP

Distribuidora fechou parceria com a PicPay e concede créditos para primeiros consumidores que adotarem o pagamento digital.

16/04/2021


2W Energia capta recursos para erguer eólica

Financiamento da gestora Darby será para o complexo Anemus, no Rio Grande do Norte.

16/04/2021