O fundo de corporate venture capital da EDP, o EDP Ventures, anunciou aporte de US$ 2 milhões (o equivalente a R$ 10 milhões, na cotação atual) na Splight, uma startup chilena que desenvolve inteligência artificial e ciência de dados voltadas para eficiência em geração de energia renovável.

Primeiro investimento da EDP Ventures em uma startup latino-americana, a decisão de investir, segundo comunicado, tem como base o alinhamento do modelo de negócio à estratégia da EDP de otimizar a operação de seus parques renováveis, com integração de dados, otimização de custos de operação e manutenção (O&M), uso de dados para melhorias no processo de construção e para a tomada de decisões na operação.

“O investimento na Splight está em linha com nossa estratégia de aumentar o ticket médio de aportes e de apostar em startups em toda a América Latina, fortalecendo a nossa atuação global”, disse o vice-presidente de clientes e inovação da EDP Brasil, Carlos Andrade.

A plataforma da Splight visa melhorar a gestão de redes e ativos, como usinas solares e eólicas. A tecnologia dispensa hardware adicional e coleta dados de diferentes fontes (APIs, SCADAs), implementando algoritmos de IA e machine learning para otimizar decisões operacionais em tempo real. O modelo de negócios é o de Software as a Service (SaaS).



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025