A siderúrgica ArcelorMittal testou o uso de caminhão 100% elétrico para transporte de bobinas de aço em rotas de curta e média distância. O teste foi realizado pela unidade Vega da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul, SC, em um percurso de 488 quilômetros e com trechos de serra.

O trajeto foi dividido em três rotas de entrega: duas em Santa Catarina, para Araquari (Sampaio Distribuidora) e São Bento do Sul (Tuper) e uma para o Paraná, em Araucária, na ArcelorMittal Gonvarri. Com a utilização do caminhão elétrico, a empresa evitou a emissão de 1,5 tonelada de CO2.

O teste foi viabilizado com apoio do Programa Logística Verde Brasil (PLVB), do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS). Segundo comunicado da empresa, a ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço a se tornar membro do PLVB, programa que integra empresas transportadoras, embarcadores e provedores de soluções com instituições de apoio para tornar a logística brasileira mais sustentável.

“O teste é um desdobramento da estratégia de descarbonização da empresa, que já conta com práticas de transporte, como a otimização dos caminhões nas rotas e o uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, contêiner e ferrovia para atendimento a alguns destinos”, disse o diretor de planejamento e logística da ArcelorMittal, Eduardo Raya. Segundo ele, no teste foi identificado que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação.

O veículo utilizado no teste foi um caminhão a diesel convertido para elétrico, com autonomia adaptada para as necessidades da operação. Segundo a empresa, essa opção foi necessária porque o Brasil ainda não conta com o desenvolvimento de veículos pesados movidos a eletricidade para a dimensão de peso de carga operada pela siderurgia, com capacidade máxima de tração de 80 toneladas.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024