A Prysmian, fabricante de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, criou um programa de logística reversa para destinar o excedente de cabos elétricos não mais utilizados por seus clientes. Segundo comunicado da empresa, a ideia é integrar clientes e fornecedores em etapas rastreáveis e auditáveis, para garantir segurança e credibilidade ao processo.

O sistema se inicia pela separação das sobras dos cabos adquiridos pelo cliente, que deve organizá-los conforme a quantidade e as especificações. Os critérios de separação são estabelecidos em capacitação promovida pela Prysmian. Uma vez separadas as sobras, a Prysmian avalia o material e alinha o fluxo operacional e posterior destinação. Segundo a empresa, o processo ainda garante retorno financeiro atrativo aos clientes.

A fase piloto do programa foi desenvolvida em parceria com a Nortel, distribuidora de suprimentos de manutenção, reparo e operação do Brasil e que pertence ao grupo Sonepar. Durante essa fase foi possível recuperar 36 toneladas de cabos.

Desenvolvemos um processo customizável, capaz de considerar as particularidades de cada cliente, onde a Prysmian atua como integradora da cadeia de abastecimento”, afirma o gerente de logística da Prysmian, Lineu Pataro. O programa de logística reversa de cabos completa uma outra iniciativa da Prysmian de recuperação de bobinas de madeira utilizadas para acondicionar os cabos.



Mais Notícias EM



Nutec lança projeto de R$ 1,4 milhão que transforma resíduos orgânicos em biometano no Ceará

Iniciativa produz biocombustível renovável de padrão comercial a partir de dejetos agroindustriais e urbanos

17/07/2026


Gaúcha Magnani entrega projeto de 9,7 mi para eletromobilidade em São Paulo

Estrutura permite o carregamento simultâneo de até 40 ônibus elétricos da Viação Metrópole Paulista, na capital paulista.

17/07/2026


ONS apresenta resultados do Plano da Operação Energética 2026-2030

Relatório reforça a necessidade de fontes flexíveis no SIN e de novos leilões de capacidade, além de apresentar um novo capítulo sobre curtailment

20/07/2026