A portuguesa EDP renovou por mais cinco anos o contrato com o Banco do Brasil para fornecimento de energia por meio do mercado livre, na modalidade varejista. Para isso, a companhia venceu licitação realizada pela instituição financeira em dezembro de 2023, da qual participaram outras 13 empresas.

O contrato prevê o fornecimento de 11,09 MW médios (ou 97.148,40 MWh/ano), de 2024 a 2028, proveniente de fontes renováveis, para atender a demanda de cerca de 74 unidades consumidoras do banco em 23 estados brasileiros. O contrato também inclui a emissão de mais de 97 mil certificados I-RECs ao ano (485.742, no total), que asseguram a origem renovável da energia e evitam a emissão de cerca de 35 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

O contrato de compra de energia (PPA, em inglês) dá continuidade ao primeiro assinado em junho de 2018 com o Banco do Brasil na modalidade varejista. Com valor de R$ 86 milhões, o BB adquiriu 10 MW médios para atender, inicialmente, a demanda de 24 edifícios administrativos, que foram aumentando em volume ao longo dos últimos cinco anos, chegando a 64 unidades consumidoras pelo país.

Segundo ranking elaborado pela Thunders a partir do InfoMercado CCEE, publicado em dezembro 2023, a EDP é o maior agente de comercialização varejista do setor elétrico brasileiro por consumo e por número de unidades consumidoras associadas. Os quatro maiores varejistas do país detêm 56,9% do total de unidades consumidoras. A EDP é a primeira deste ranking, com uma cota de aproximadamente 22%.



Mais Notícias EM



Aneel abre consulta pública para sandbox do projeto Energias da Floresta

Iniciativa tem o objetivo de testar modelos inovadores de atendimento elétrico em regiões remotas da Amazônia Legal.

15/03/2026


São Paulo inaugura maior planta de biometano do país

Capacidade nominal é de 225 mil m³ por dia, volume equivalente ao consumo de mais de mil ônibus urbanos

13/03/2026


Copel utiliza drone para inspeção de condutos em hidrelétrica

Solução elimina atividade de alto risco para trabalhadores e melhora a qualidade das informações coletadas.

13/03/2026