A Tecnogera, especializada em locação de geradores a diesel, gás natural e biodiesel para necessidades temporárias de energia, está lançando um sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio. A solução aproveita baterias em fim de vida útil empregadas em plataformas elevatórias elétricas para trabalhos em altura, uma outra divisão de negócios da empresa.

Fruto de investimento de R$ 1 milhão e de um ano de pesquisa e testes, o sistema visa aplicações para uso temporário onde a empresa já atua com seus geradores convencionais, por exemplo em estabelecimentos comerciais, operações industriais e eventos. A primeira aplicação do equipamento será na 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, que ocorre de 19 a 27 de janeiro.

Em sua estreia, o novo sistema fornecerá, aproximadamente, 1 MWh de energia para alimentar as cargas do Cine Praça, espaço aberto gratuitamente ao público da mostra, que antes da opção renovável utilizava geradores a diesel para a função. A tecnologia é  montada sobre um caminhão 100% elétrico também movido a baterias.

“As baterias usadas e em final de ciclo de vida para nossas próprias aplicações tracionárias em plataformas de trabalho em altura poderão agora ser reaproveitadas e terem suas vidas alongadas em soluções estacionárias de energia junto a nossos clientes e mercados já existentes, além de poderem complementar ou ser alternativa para nossas tradicionais soluções com geradores movidos a combustíveis”, disse o CEO da Tecnogera, Arthur Lavieri.

Segundo ele, o produto da Tecnogera é resultado da sinergia das duas divisões de negócios da empresa: o aluguel de geradores e soluções de energia temporária e a frota de plataformas para acesso e trabalho em altura 100% movida a baterias de lítio.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025