O grupo IBS Energy iniciou a construção da Usina Termelétrica Cidade do Livro, em Lençóis Paulista, no noroeste do estado de São Paulo. Sob investimento de R$ 650 milhões, a usina terá 80 MW de capacidade instalada e vai ser alimentada com múltiplos tipos de biomassa.

A UTE foi a única a biomassa a vencer o primeiro leilão de reserva de capacidade da Aneel, em 2021. Instalada em área de 146 mil metros quadrados, a queima da usina vai utilizar o bagaço e a palha da cana de açúcar e o cavaco de madeira, com flexibilidade para utilizar outros tipos de biomassa, como resíduos florestais, palha de milho e demais fontes oriundas da agroindústria da região.

Para sua operação, a demanda por biomassa será equivalente a uma área de 20 mil hectares de floresta plantada de eucalipto. Com a queima direta de biomassa em caldeira, a planta deverá gerar 250 t/h de vapor, que por sua vez alimentarão dois geradores de 40 MW cada.

O nome da UTE é uma homenagem à cidade onde ela está instalada, Lençóis Paulista, reconhecida oficialmente pela União como a “capital nacional do livro”. Segundo comunicado da IBS, o local reúne uma série de fatores logísticos e ambientais favoráveis, como o apoio da administração pública, acesso, ampla oferta de biomassa, disponibilidade de água e infraestrutura para o escoamento de energia.

“Lençóis Paulista tem uma grande oferta de biomassa e resíduos oriundos das empresas ali instaladas. Além disso, a região apresenta ótima infraestrutura logística. O apoio do poder público local e a receptividade da comunidade também foram fatores determinantes na escolha da cidade”, afirma o CEO da IBS Energy, Luiz Mello.

A UTE Cidade do Livro é o primeiro projeto do grupo em geração própria, que será comercializada no mercado livre. O projeto já tem todas as condições necessárias, com contratos assinados para linha de distribuição e ponto de conexão para o despacho da energia. A operação comercial está prevista para julho de 2026.



Mais Notícias EM



Cortes em usinas eólicas e solares somam 35 milhões de MWh

Estudo da ePowerBay aponta aumento de 15% nas restrições em setembro.

10/10/2025


Expansão renovável cresce 1.400 MW em setembro no Brasil

Em setembro, entraram em operação 27 novas usinas de fontes renováveis

10/10/2025


Inpe instala supercomputador para ampliar previsões climáticas

Sistema multiplica por seis a capacidade de processamento e reforça previsões de eventos extremos.

10/10/2025