A SGS, especializada em testes, inspeção e certificação, inaugurou laboratório habilitado a atender a demanda imediata de testes de eficiência energética de ar-condicionado, dentro dos novos padrões de conformidade da Portaria nº 269/2021. Localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, o local recebeu acreditação da CGCRE-Inmetro.

Segundo a SGS, o laboratório servirá de base para realizar testes de eficiência energética de aparelhos de ar-condicionado residenciais, incluindo modelos split, cassete e de janela. A ideia é permitir que as fabricantes ofereçam produtos testados e aprovados aos consumidores.

O espaço vai funcionar dentro do complexo da SGS, em Piracicaba. Além do laboratório de ar-condicionado, o complexo também conta com outros para atender demandas industriais e para testes de recursos naturais.

De acordo com o gerente de operações sênior da SGS, Luiz Ferri, a Portaria nº 269/2021 apresenta uma metodologia de medição do consumo de energia dos produtos mais atuais. “O consumidor pode conferir as informações na nova etiqueta, que tem como base uma tabela criada pelo Inmetro em parceria com o Procel, da Eletrobras”, explica. Entre outras informações, o selo revela o consumo de energia. Outra mudança foi a ampliação das classes de energia, que passam a contar com mais duas categorias (de A a F), aumentando as exigências.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025