O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social assinou memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o KfW IPEX-Bank, banco alemão de financiamento de projetos e exportações do grupo estatal KfW, com o objetivo de expandir a cooperação comercial e cofinanciar projetos entre as duas instituições no Brasil, visando apoio do KfW IPEX-Bank de até 1 bilhão de euros.

O acordo visa financiamentos com impacto ambiental positivo, com ênfases em setores sustentáveis, como energias renováveis, captura de carbono e frotas de ônibus eletrificados e com emissão zero, além de logística, digitalização, semicondutores e saneamento. A cooperação poderá ser desenvolvida em diferentes modalidades de cofinanciamento, como empréstimos, garantias e outros mecanismos financeiros.

O KfW IPEX-Bank priorizará oportunidades de investimento em que empresas alemãs e europeias estejam envolvidas para apoiar e promover suas atividades comerciais no Brasil. “Essa iniciativa representa mais um passo no importante relacionamento entre o BNDES e o Grupo KfW, órgãos de referência para questões de investimento e crédito. São diversas frentes, incluindo empréstimos, garantias e instrumentos não reembolsáveis, como o Fundo Amazônia”, explicou a diretora de mercado de capitais e finanças sustentáveis do BNDES, Natália Dias.



Mais Notícias EM



Aneel divulga prévia da CDE 2026 em consulta pública

Orçamento provisório prevê R$ 52,7 bi e alta influenciada por subsídios da geração distribuída.

12/12/2025


América do Sul mapeia 143 projetos de hidrogênio

Estudo da EIC vê potencial bilionário, mas ressalta entraves de rede, portos e regulação.

15/12/2025


AXIA inicia obras de transmissão no Ceará e no Nordeste

Projetos dos Lotes 03 e 05 somam R$ 3,6 bi e 1.456 km de linhas de transmissão.

12/12/2025