A estatal mineira de energia Cemig já contabiliza a emissão de cerca de 12 milhões de Certificados de Energia Renovável – RECs para seus clientes no mercado livre de energia desde 2019. Somente no ano passado, a Cemig emitiu cerca de 3,5 milhões de certificados de energia renovável para seus clientes no mercado livre.

A Cemig vem expandindo a comercialização dos certificados de energia renovável I-REC e Cemig-REC no mercado livre, garantindo a produção de energia limpa das principais usinas hidrelétricas da companhia e de dois parques eólicos no Ceará, o Volta do Rio e Parajuru. Os certificados comprovam a utilização de energia renovável e rastreável para os consumidores.

“Esses selos comprovam que o consumo de energia está livre de emissão de gases nocivos ao meio ambiente e atendem aos requisitos do Escopo 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) - protocolo internacional para mensuração das emissões - bem como da ISO 14.064, que é a norma internacional de verificação dos inventários de gases de efeitos estufa”, afirma o diretor de comercialização da Cemig, Dimas Costa.

Um dos clientes que possuem o certificado da Cemig é a Petrobrás. O objetivo da estatal de óleo e gás é neutralizar as emissões do chamado “Escopo 2” – termo empregado pela indústria mundial para as emissões associadas ao consumo de energia obtida de supridores externos. A prática foi incorporada pela companhia a partir de 2022 e continuará a ser adotada em caráter permanente.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025