A Pan American Energy recebeu os primeiros componentes das 94 turbinas eólicas de 4,5 MW que vão compor o complexo eólico Novo Horizonte, na Bahia. A fornecedora dos aerogeradores é a dinamarquesa Vestas, cuja unidade de montagem fica em Aquiraz, no Ceará.

O complexo eólico, formado por 10 parques, é localizado em 2.700 hectares nos municípios baianos de Novo Horizonte, Boninal, Brotas de Macaúbas, Ibitiara, Oliveira dos Brejinhos e Piatã. Com capacidade total de 423 MW, ele envolve investimentos de R$ 3 bilhões e deve entrar em operação no início de 2024.

Segundo o diretor geral da Pan American no Brasil, Alejandro Catalano, o complexo tem ainda 80 quilômetros de linhas de transmissão e uma subestação de 500 kV. “Para sua construção e melhoras nos acessos, foram gerados 2.600 postos de trabalho durante o pico de implantação da obra”, disse.



Mais Notícias EM



Intersolar Brasil Nordeste 2027 anuncia lote antecipado para expositores

Feira e congresso reunirão fornecedores, investidores e especialistas para discutir os próximos passos da transição energética na região.

23/10/2026


Neoenergia obtém financiamento de R$ 857 milhões para modernizar rede de distribuição

Recursos apoiarão a ampliação da capacidade, a automação da rede e a conexão de novos consumidores e geradores renováveis.

23/10/2026


ONS premia agentes por excelência na operação do SIN

Segunda edição da iniciativa amplia categorias e reconhece empresas de transmissão e geração pelo desempenho operacional.

23/10/2026