A transmissora ISA Cteep recebeu a licença ambiental de instalação emitida da Fepam -Fundação Estadual de Proteção Ambiental, do Rio Grande do Sul, para as linhas de transmissão do Projeto Minuano. O novo empreendimento visa contribuir para o escoamento de energia na Região Sul e aumentar a qualidade no atendimento à região serrana do estado gaúcho.

O projeto se localiza nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis. Ele contempla a construção de 115 km de linhas de transmissão, dos quais 38 km são em circuito duplo, além da implementação de uma subestação com 2.700 MVA de potência.

“Com o Projeto Minuano, ampliamos a nossa atuação no Rio Grande do Sul, onde já operamos a Interligação Elétrica Sul (IE SUL), o que reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado e a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, disse o diretor-executivo de projetos da ISA Cteep, Dayron Urrego.

Arrematado no Leilão de Transmissão nº 02/19, o empreendimento tem Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 48,3 milhões (ciclo 2023/2024). O investimento previsto pelo regulador é superior a R$ 681 milhões e o prazo de entrega é março de 2025.

Durante a construção, será utilizada mão de obra local com previsão de contratação de 1.363 profissionais. O início das obras das linhas está previsto para agosto de 2023. As obras da subestação já estão em andamento conforme a licença de instalação obtida com antecedência para essas obras.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024