O segmento de distribuição de energia vive um momento de transformação, com impactos causados pelo crescimento da geração distribuída, a ampliação do mercado livre, a sobrecontratação de energia e a renovação das concessões, entre outros temas. Nesse contexto, será realizada a 24ª edição do Sendi - Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, considerado o maior fórum de discussões do segmento da América Latina. Adiado por mais de dois anos por conta da pandemia, o evento vai acontecer de 7 a 10 de novembro, em Serra, Espírito Santo, sob coordenação da Abradee - Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, tendo como anfitriã a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo. “A edição 2023 vai proporcionar o encontro do mercado de distribuição de energia elétrica em um único lugar, reunindo as principais empresas, fornecedores, profissionais e especialistas”, afirma Marcos Madureira, presidente da Abradee.

O Sendi 2023 espera receber mais de 3,5 mil participantes, e promover uma ampla programação com palestras, painéis, exposição, Demoday (voltado para startups) e Legal Lab (seminário jurídico). A previsão é de que sejam apresentados mais de 200 trabalhos técnicos. O encontro contará com sessões simultâneas, que discutirão temas relacionados às macrotendências de transformação do setor de energia: digitalização, descarbonização, descentralização e inclusão. Em pauta, estão previstos conteúdos relacionados a ESG, sustentabilidade do negócio de distribuição, contratos de concessão, liberalização do mercado, regulação, cliente e inovação, entre outros.

Os interessados em apresentar trabalhos técnicos podem se inscrever até 31 de julho através do site www.sendi.org.br, tanto para a categoria presencial quanto para pôster. As apresentações devem ser relacionadas às tendências de transformação do setor de energia, os desenvolvimentos e inovações, as melhorias no modelo regulatório brasileiro, sistema de controle, automação e proteção, medição e smart metering, recuperação de energia, meio ambiente e sustentabilidade, novos modelos de negócios e mobilidade elétrica, smart grids e tecnologias disruptivas, etc. No total, são mais de 20 temas disponíveis dentro de quatro áreas distintas: técnico, comercial, institucional e inovação. A expectativa é de que sejam recebidos mais de 2000 artigos técnicos, provenientes tanto da área acadêmica quanto da indústria e das concessionárias de distribuição. Os trabalhos selecionados vão concorrer a um Notebook Latitude 3420, da Dell. Mais detalhes sobre a elaboração dos artigos estão disponíveis no site.

A programação conta ainda com eventos paralelos, como Rodeio Nacional de Eletricistas, que é uma competição entre eletricistas e técnicos da área, e a ExpoSendi, que reunirá aproximadamente 150 estandes de fornecedores do setor.

SERVIÇO

XXIV Sendi - Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica

Data: 07 a 10 de novembro de 2023

Local: Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo.

Informações: www.sendi.org.br



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024