A Mitsubishi Electric adquiriu a empresa sueca Scibreak AB, desenvolvedora de disjuntores de corrente contínua (DCCBs - Direct-current circuit breakers). A ideia com a aquisição é desenvolver tecnologias DCCB para sistemas de transmissão de corrente contínua de alta tensão (HVDC - High-voltage direct current), visando a demanda crescente por energia renovável.

Uma finalidade importante da negociação, segundo comunicado da Mitsubishi, é apoiar, em específico, projetos de energia eólica offshore. Isso porque o sistema de transmissão de corrente contínua de alta tensão é usado para transmissão de longa distância entre centros de carga offshore e onshore. Trata-se de tecnologia que oferece nesses projetos menores perdas de energia e de custo, quando comparado à transmissão em corrente alternada.

Ainda segundo o grupo japonês, no futuro devem ser desenvolvidas redes HVDC multiterminais, para uso especialmente na geração de energia eólica offshore na Europa, o que permitirá a transmissão eficiente de energia transfronteiriça. Essas redes também exigirão DCCBs, desempenhando papel crítico na proteção do sistema de energia. Os disjuntores HVDC também exigem tempos de operação muito rápidos, da ordem de alguns milissegundos, o que faz as empresas intensificarem o desenvolvimento tecnológico para atender a demanda por DCCBs mais compactos, de alto desempenho e econômicos.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024