A Hitachi Energy e a Petrofac foram selecionadas pela TenneT, operadora de sistemas de transmissão holandesa-alemã, para fornecer estações conversoras de corrente contínua de alta tensão (HVDC) offshore e onshore, além de infraestrutura associada para integração de energias renováveis em redes de energia europeias. O acordo faz parte do programa eólico offshore 2 GW da TenneT.

O objetivo principal é implantar seis sistemas de integração de energia renovável, dos quais cinco irão conectar parques eólicos offshore à rede holandesa e o sexto à rede alemã. Cada um destes sistemas de conexão tem uma capacidade de 2 GW e um nível de tensão de 525 kV – considerada uma inovação mundial para uso em energia eólica offshore.
Segundo a Hitachi Energy, trata-se de seu maior acordo. A empresa fornecerá suas estações conversoras HVDC Light, que convertem energia CA para CC offshore e CC para CA onshore. A Petrofac se encarregará da engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) das plataformas offshore e dos elementos das estações conversoras onshore.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025