A Hitachi Energy e a Petrofac foram selecionadas pela TenneT, operadora de sistemas de transmissão holandesa-alemã, para fornecer estações conversoras de corrente contínua de alta tensão (HVDC) offshore e onshore, além de infraestrutura associada para integração de energias renováveis em redes de energia europeias. O acordo faz parte do programa eólico offshore 2 GW da TenneT.

O objetivo principal é implantar seis sistemas de integração de energia renovável, dos quais cinco irão conectar parques eólicos offshore à rede holandesa e o sexto à rede alemã. Cada um destes sistemas de conexão tem uma capacidade de 2 GW e um nível de tensão de 525 kV – considerada uma inovação mundial para uso em energia eólica offshore.
Segundo a Hitachi Energy, trata-se de seu maior acordo. A empresa fornecerá suas estações conversoras HVDC Light, que convertem energia CA para CC offshore e CC para CA onshore. A Petrofac se encarregará da engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) das plataformas offshore e dos elementos das estações conversoras onshore.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025