O grupo finlandês Wärtsilä assinou contrato de operação e manutenção (O&M) com a Raesa - Rio Amazonas Energia para fornecer suporte total para a usina termelétrica a gás Cristiano Rocha, em Manaus, Amazonas. As duas empresas já tinham contrato anterior de garantia de desempenho de ativos, assinado em novembro de 2019, para ajudar a operação com 100% de gás natural.
O contrato de O&M entrou em vigor em 1º de fevereiro de 2023 e terá duração de 28 meses. A UTE Cristiano Rocha opera cinco motores a gás Wärtsilä 50SG, com potência líquida combinada de 92 MW. A usina contribui com 65 MW de energia para a rede nacional por meio de um contrato de compra de energia com a Eletronorte.
Segundo a Wärtsilä, a capacidade de partida e parada rápidas da tecnologia de motores permite que a potência total seja alcançada em apenas alguns minutos, garantindo fornecimento estável, mas também estabilidade para a rede. “Ao estender nosso relacionamento com a Raesa para cobrir as operações e manutenção da usina, poderemos garantir que a usina continue despachando energia 24 horas por dia, 7 dias por semana, mantendo os custos baixos e o desempenho alto”, diz o gerente de desenvolvimento de negócios da Wärtsilä, Carlos Henrique Gonzales.
Mais Notícias EM
Orçamento provisório prevê R$ 52,7 bi e alta influenciada por subsídios da geração distribuída.
12/12/2025
Estudo da EIC vê potencial bilionário, mas ressalta entraves de rede, portos e regulação.
15/12/2025
Projetos dos Lotes 03 e 05 somam R$ 3,6 bi e 1.456 km de linhas de transmissão.
12/12/2025