A nova cadeia do hidrogênio verde (H2V), em formação no mundo, vai se tornar um novo polo de atração de empregos de vários perfis profissionais. A conclusão é de novo estudo do Senai, em parceria com projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela agência de fomento alemã GIZ.

Segundo o estudo, os profissionais aptos a atuar na cadeia de H2V no Brasil são engenheiros das mais diversas especialidades (mecânica, química, ambiental e de produção), economistas com experiência em planejamento e gestão, especialistas em regulação e legislação, além de profissionais de nível técnico de perfis já consolidados (como eletrotécnica, mecânica, química e outros) que recebam formação específica em H2V.

O estudo foi baseado em experiências internacionais e, segundo o diretor do projeto H2Brasil, Markus Francke, trata-se de ferramenta fundamental para identificar e validar as demandas no Brasil e dessa forma ajudar na formação dos profissionais. Aliás, em 2022, o Senai elaborou itinerário formativo -- percurso de formação dentro de uma área -- com cinco cursos, que vão da instalação à operação e manutenção dos sistemas para produção do hidrogênio.

Também no segundo semestre deste ano, será lançada a primeira pós-graduação em H2V e PtX da rede, pelo Senai Cimatec, na Bahia, juntamente com um centro de excelência localizado no Rio Grande do Norte e mais cinco laboratórios regionais (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Ceará) voltados para a educação profissional e superior no novo setor.

O Senai já formou docentes e definiu os currículos dos cursos, estando agora na etapa para finalizar a infraestrutura de formação da mão de obra especializada, em parceria com o governo alemão. Serão abertas vagas para cursos de instalador de sistemas de eletrólise de usinas de produção de hidrogênio verde; de mantenedor de sistemas de eletrólise de usinas de produção de H2V; de operador de logística de transporte de gases; especialista técnico em operação de usinas de produção; e de especialista em sistemas de H2V (Pós-graduação).



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024