O Fórum de Meio Ambiente e de Sustentabilidade do Setor Elétrico (Fmase), entidade que congrega 16 associações de classe do setor de energia, enviou ofício para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), solicitando prioridade de tramitação ao Projeto de Lei nº 924/22, que institui o Programa Nacional da Recuperação Energética de Resíduos (PNRE).

De acordo com Yuri Schmitke, presidente da Abren - Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos, o PNRE, além de visar ampliar a geração de energia renovável por meio de resíduos sólidos na matriz energética, busca cooperação com o setor privado e financiamento para viabilizar projetos de recuperação energética de resíduo.

De autoria do deputado federal Danilo Forte (União - CE), o PL 924/22 foi apensado a outros PLs e propõe medidas para estimular os municípios brasileiros a licitarem usinas que utilizam a fração não reciclável do lixo urbano para gerar energia elétrica. Essa tecnologia é utilizada ao redor do mundo e conta com 2,5 mil usinas de recuperação energética (UREs). O Brasil, por outro lado, está construindo sua primeira URE, localizada em Barueri (SP), com previsão para operar a partir de 2025.

Entre suas propostas, o PL propõe regimes de autoprodução e geração distribuída a partir de usinas de resíduos sólidos urbanos; a opção de licitação conjunta da usina de recuperação energética com mobilidade urbana elétrica e coleta de lixo por caminhões elétricos; e o estabelecimento de cooperação contratual entre a União e os municípios para a contratação unificada de usinas de recuperação energética, em que o município poderá participar de leilão para vender antecipadamente a energia antes de licitar a concessão municipal.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025