A fabricante de bebidas alcoólicas Diageo, dona de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray, inaugurou nova fábrica em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, que conta com várias iniciativas de eficiência energética, entre elas a energia solar fotovoltaica e iluminação inteligente.

A miniusina solar fotovoltaica tem 931,26 kWp de potência instalada, com 1826 módulos solares, capazes de atender cerca de 800 residências. Já o projeto de iluminação empregado utiliza o máximo possível a luz natural e priorizou o uso de lâmpadas LED por toda a unidade produtiva. Também os equipamentos de movimentação logística são elétricos, com baterias de lítio e movidos à energia solar.

Outra iniciativa de autossuficiência energética foi o uso de biometano do aterro sanitário de Itaitinga para mover caldeira. Isso zera as emissões atmosféricas do equipamento e não gera resíduos em sua queima como combustível. Além disso, o poder calorífico do biocombustível melhora a eficiência do equipamento.

Com aproximadamente 90 mil m², e 23 mil m² de área construída, a unidade de Itaitinga é três vezes maior do que unidade anterior da Diageo em Fortaleza, e tem capacidade atual para produzir 12 milhões de caixas de nove litros por ano. Foram investidos R$ 250 milhões na construção.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025