A  A1 Engenharia, de Araucária, no Paraná, produziu e enviou no dia 3 de março uma turbina de recuperação de energia que será instalada em fábrica de óleo de soja da Cargill, em Rosário, na Argentina. A A1 entrou recentemente no setor de energia, projetando e construindo turbinas a vapor para geração de energia.

O equipamento desenvolvido na A1 Engenharia opera com vapor saturado e em paralelo com a válvula redutora já existente na empresa, aproveitando a necessidade de rebaixar a pressão e temperatura do vapor da fábrica. Dessa forma, segundo comunicado da empresa, a turbina recupera a energia térmica que seria desperdiçada, transformando-a em energia elétrica.

A tecnologia patenteada tem sido aplicada principalmente nos setores do agronegócio e em agroindústrias. A turbina que seguiu para a Argentina, para recuperação de energia, é a primeira deste modelo a ser exportada. A empresa também fornece turbinas de condensação e contrapressão.

Os equipamentos da A1 são fornecidos praticamente prontos, uma vez que a empresa fornece o sistema em skid de geração, com todos os equipamentos já montados, alinhados e com a conexão eletromecânica realizada. “Basicamente, o equipamento sai de nossa fábrica 95% concluído. Quando chega no destino, são feitas as últimas interfaces com a planta, é questão de plug and play”, explica o gerente da A1, Rodrigo Duarte.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025