A  A1 Engenharia, de Araucária, no Paraná, produziu e enviou no dia 3 de março uma turbina de recuperação de energia que será instalada em fábrica de óleo de soja da Cargill, em Rosário, na Argentina. A A1 entrou recentemente no setor de energia, projetando e construindo turbinas a vapor para geração de energia.

O equipamento desenvolvido na A1 Engenharia opera com vapor saturado e em paralelo com a válvula redutora já existente na empresa, aproveitando a necessidade de rebaixar a pressão e temperatura do vapor da fábrica. Dessa forma, segundo comunicado da empresa, a turbina recupera a energia térmica que seria desperdiçada, transformando-a em energia elétrica.

A tecnologia patenteada tem sido aplicada principalmente nos setores do agronegócio e em agroindústrias. A turbina que seguiu para a Argentina, para recuperação de energia, é a primeira deste modelo a ser exportada. A empresa também fornece turbinas de condensação e contrapressão.

Os equipamentos da A1 são fornecidos praticamente prontos, uma vez que a empresa fornece o sistema em skid de geração, com todos os equipamentos já montados, alinhados e com a conexão eletromecânica realizada. “Basicamente, o equipamento sai de nossa fábrica 95% concluído. Quando chega no destino, são feitas as últimas interfaces com a planta, é questão de plug and play”, explica o gerente da A1, Rodrigo Duarte.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024