A A1 Engenharia, de Araucária, no Paraná, produziu e enviou no dia 3 de março uma turbina de recuperação de energia que será instalada em fábrica de óleo de soja da Cargill, em Rosário, na Argentina. A A1 entrou recentemente no setor de energia, projetando e construindo turbinas a vapor para geração de energia.
O equipamento desenvolvido na A1 Engenharia opera com vapor saturado e em paralelo com a válvula redutora já existente na empresa, aproveitando a necessidade de rebaixar a pressão e temperatura do vapor da fábrica. Dessa forma, segundo comunicado da empresa, a turbina recupera a energia térmica que seria desperdiçada, transformando-a em energia elétrica.
A tecnologia patenteada tem sido aplicada principalmente nos setores do agronegócio e em agroindústrias. A turbina que seguiu para a Argentina, para recuperação de energia, é a primeira deste modelo a ser exportada. A empresa também fornece turbinas de condensação e contrapressão.
Os equipamentos da A1 são fornecidos praticamente prontos, uma vez que a empresa fornece o sistema em skid de geração, com todos os equipamentos já montados, alinhados e com a conexão eletromecânica realizada. “Basicamente, o equipamento sai de nossa fábrica 95% concluído. Quando chega no destino, são feitas as últimas interfaces com a planta, é questão de plug and play”, explica o gerente da A1, Rodrigo Duarte.
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025