A distribuidora baiana Neoenergia Coelba vai instalar neste ano uma linha de distribuição de energia subaquática na ilha do Morro de São Paulo, na Bahia. Depois de ter instalado mais de 50% de rede elétrica subterrânea na localidade turística, o planejamento é implantar 4,5 quilômetros de cabos do continente até Morro de São Paulo.

A rede subaquática será acompanhada da entrega de uma nova linha de transmissão e uma subestação de energia com 12,5 MVA de potência, que ficará na região do Atracadouro Bom Jardim, no município de Valença. A nova linha de distribuição subaquática dará mais segurança energética à ilha, que contará com mais uma opção para suprir a demanda dos mais de 4 mil habitantes.

Já a rede elétrica subterrânea está adiantada em mais de um ano, com sua segunda etapa em andamento. Sua extensão será de 1,6 quilômetros, com nove transformadores de 500 kVA. A rede até agora permitiu a desativação de 28 postes e 11 transformadores, beneficiando cerca de 350 unidades consumidoras em toda a área central de Morro de São Paulo.

Além do trecho subterrâneo, todo o sistema elétrico da ilha conta com uma tecnologia de automação que permite o controle de dispositivos elétricos a partir do COI- Centro de Operações Integradas da Neoenergia, em Salvador. Ampliada no último ano, a tecnologia self-healing, sistema de auto recomposição, permite a retomada do fornecimento de energia em uma área interrompida com, no máximo, 15 segundos.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024