O Programa Lab Procel, iniciativa da Eletrobras por meio do Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e em parceria com a Firjan Senai, divulgou os cinco projetos de eficiência energética selecionados para participar do programa de aceleração tecnológica e de negócios.

Ao todo, a primeira chamada pública investirá cerca de R$ 6 milhões na aceleração dos projetos selecionados. Foram 64 propostas inscritas por startups, micro e pequenas empresas de base tecnológicas. Em maio, 16 propostas passaram para a segunda fase da seleção.

Para chegar aos cinco projetos finalistas foi montada uma banca técnica avaliadora composta por especialistas da Eletrobras, da Firjan Senai, do meio acadêmico, da Finep e de empresas do setor de saneamento, referências no mercado. Os cinco projetos, desenvolvidos nos estados de São Paulo (2), Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, dedicam-se às áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana, e pelo menos dois estão relacionados com geração de energia elétrica (veja tabela). Sua execução e aceleração ficarão a cargo do Instituto Senai de Tecnologia e Automação Industrial, no Rio de Janeiro. Cada startup terá disponível, em média, R$ 1,2 milhão e acesso a toda a rede de institutos Senai do País.

Projetos selecionados para a etapa de aceleração do Lab Procel

 

Desafio

Empresa

Projeto

Estado

Abastecimento de Água

Betta Hidroturbinas

TRP - Turbina redutora de pressão

SP

Abastecimento de Água

Hidreo

eVRP - Válvula redutora de pressão com geração de energia

PR

Esgotamento Sanitário

Luming Inteligência Energética

Micro-usina de auto-geração de energia elétrica e térmica com biogás de saneamento

RS

Esgotamento Sanitário

Ekonowater

Sistema compacto e descentralizado de água de reuso

SP

Limpeza Urbana

Methanum Engenharia Ambiental

SMART UTC para valorização de resíduos orgânicos de grandes geradores estratégicos

RJ

Lançado no fim de abril, o edital da primeira chamada pública foi voltado para eficiência energética no saneamento ambiental. O programa prevê o planejamento e a execução de mais três chamadas públicas: aceleração de soluções inovadoras, com ênfase em eficiência energética com aplicações generalistas nos setores residencial, comercial, industrial, serviços e setor público; um Hackathon Procel para soluções de eficiência energética; e um Hackathon Pré-Aceleração Lab Procel, cuja premiação será a participação no programa de pré-aceleração do Lab Procel.

Mais informação sobre o programa está disponível em:

https://eletrobras.com/pt/Paginas/LabProcel.aspx



Mais Notícias EM



Consumo de energia aumentou em março

Mesmo com agravamento da pandemia e maior distanciamento social, consumo foi 5,5% maior do que março do ano passado.

16/04/2021


Enel adota aplicativo para pagamento de conta de luz em SP

Distribuidora fechou parceria com a PicPay e concede créditos para primeiros consumidores que adotarem o pagamento digital.

16/04/2021


2W Energia capta recursos para erguer eólica

Financiamento da gestora Darby será para o complexo Anemus, no Rio Grande do Norte.

16/04/2021