O programa PotencializEE – cooperação entre o MME e agência alemã GIZ para difundir a eficiência energética na indústria nacional – já contabilizou um total de 785 pequenas e médias indústrias no estado de São Paulo inscritas até novembro de 2022. O programa atende empresas paulistas que atuam em 11 segmentos de mercado, que terão economia de 7267 GWh no consumo de energia e redução de emissões de 1,1 milhão de toneladas de CO₂ equivalentes até 2024.

Com economia média prevista de 25% nos gastos com energia, dentre as indústrias cadastradas até novembro, 165 já estão recebendo o apoio técnico do PotencializEE na etapa do diagnóstico energético para preparar a implementação de projetos de eficiência energética. Destas, 25% são da área de metalurgia e produtos metálicos, 17% de alimentos e bebidas, 12% de plástico e borracha, além de 10% de máquinas e equipamentos e também de automóveis e peças. Há ainda indústrias dos setores têxtil, química e farmacêutica, cerâmica e vidro, eletroeletrônicos, gráfica, minerais não metálicos e papel e celulose.

A meta do programa é atender mil empresas até 2024 com diagnósticos e implementar 425 projetos de eficiência energética. Na etapa de diagnóstico, os especialistas do Senai-SP fazem um estudo detalhado das instalações da indústria e identificam oportunidades de eficientização. As ações envolvem a identificação de pequenos vazamentos de ar, aproveitamento de energia solar térmica, troca de caldeiras, motores e outros equipamentos, dependendo de cada caso.  No total, estão previstas mais de 150 horas de trabalho dos especialistas do Senai nas empresas.

O programa atuou também na capacitação e certificação de especialistas em eficiência energética, promovendo mais de 90 horas de treinamento, com foco em módulos tecnológicos, preparação de investimentos, medição e verificação de energia. No total, foram capacitados 521 especialistas, sendo que 187 foram certificados e 67 foram contratados pelo Senai.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024