Depois de uma viagem cuidadosa e por dois modais, a Vestas, fabricante dinamarquesa de aerogeradores, chegou com a nacele do protótipo de sua maior turbina eólica, a V236-15.0 MW, no Centro Nacional de Testes de Osterild, na Dinamarca, no dia 11 de novembro. O componente foi montado na fábrica da Vestas em Lindo, no Porto de Odense, na Dinamarca, de onde foi enviado de navio para Hanstholm e daí de caminhão até o centro onde está sendo montado o protótipo.

Primeira turbina desse porte lançada no mercado global, em fevereiro de 2021, a V236-15MW tem 15 MW de potência nominal e é voltada para o uso em parques eólicos offshore.  Já com a torre do protótipo montada, o aerogerador terá 280 metros de altura e capacidade de produção para 80 GWh por ano. A Vestas trabalha com a perspectiva de começar a produzir o equipamento em série em 2024.

O protótipo da nacele foi concluído em agosto e, a partir daí, a viagem do componente foi planejada. A primeira pá de 115,5 metros para o protótipo foi concluída na fábrica de Nakskov, da Vestas, na Dinamarca, no final de outubro. Quando em série, as pás serão produzidas a partir do segundo semestre de 2023 no mesmo local.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024