A fabricante dinamarquesa de aerogeradores Vestas concluiu a produção de sua primeira pá eólica que será usada na maior turbina da empresa, de 15 MW, com aplicação no setor de eólicas offshore. Essa etapa da prototipagem do aerogerador V236-15.0 MW envolveu a produção de pá com 115,5 metros.

O projeto da pá exigiu uma extensão da unidade produtiva da empresa em Nakskov, na Dinamarca. Segundo a Vestas, a primeira produção comprovou a capacidade da fábrica de entregar os pedidos a tempo e com nível de qualidade esperado.

A produção das duas outras pás da prototipagem do aerogerador já está programada para a sequência. Quando as duas outras forem concluídas, a Vestas instalará já neste mês o protótipo da nova turbina no centro de testes Østerild, em West Jutland, também na Dinamarca.

Há um ano, a Vestas havia anunciado a conclusão do molde da pá. Desde então, uma pá simulada para teste foi produzida com sucesso na fábrica. O aerogerador V236-15.0 MW tem capacidade para sozinho gerar até 80 GWh/ano, dependendo das condições específicas do local, o que é energia suficiente para abastecer mais de 20 mil residências. A conclusão do protótipo acontecerá na fábrica em Lindø. Em agosto, a empresa havia concluído a produção da nacele que será utilizada na prototipagem.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024