A CPFL Soluções vai implantar um projeto de eficiência energética no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Com investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, o projeto para a concessionária privada Allegra Pacaembu, responsável pela modernização e gestão do estádio, terá tecnologias aplicadas para a redução do consumo, geração própria e equipamentos preventivos para os casos de interrupção do fornecimento de energia e/ou picos de consumo. 

Para autogeração, o complexo contará com duas usinas solares fotovoltaicas de 250 kWp no total e uma usina de minicogeração a gás natural - que produz energia a partir do aquecimento de água da piscina e de chuveiros dos vestiários do complexo. As duas Iniciativas vão gerar 1670 MWh no ano e evitarão 210 tCO2/ano.

Além disso, quatro geradores de emergência com potência total de 4,7 MVA e dois bancos de bateria de 1000 MVA vão garantir o fornecimento de energia em caso de falha na rede externa e suportar picos de consumo para evitar oscilações.  Para a climatização, que contará com ar-condicionado central, o sistema de 1850 TR que será instalado terá chillers, bombas e torres de resfriamento. O projeto prevê ainda um sistema de monitoramento inteligente com alarmes remotos, painéis de visualização e dez carregadores para veículos elétricos. 



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024