A Siemens Smart Infrastructure e a Volta Trucks, especializada na produção e serviços de veículos comerciais elétricos, anunciaram parceria estratégica para fornecer infraestrutura de carregamento de frotas elétricas. O acordo prevê soluções turn key para transição de frotas de transporte urbano, com sistemas de cobrança, atualização de instalações e gerenciamento de energia, sob mínimo de investimento inicial ou conhecimento técnico.

A parceria combina a experiência da Trucks em serviços de eletrificação de frotas comerciais, por meio da oferta do chamado Truck as a Service (TaaS). Já a Siemens colabora com a expertise em sistemas de controle de software, eletrificação de instalações, infraestrutura de carregamento, gerenciamento de energia, equipamentos de construção e pela oferta de financiamento da Siemens Financial Services.

Em junho, a Siemens lançou o Siemens Xcelerator, uma plataforma de negócios digital aberta contendo um portfólio selecionado de hardware e software habilitados para IoT, um ecossistema de parceiros e marketplace. O objetivo é entregar soluções digitais para clientes comerciais e industriais, juntamente com parceiros-chave.

A infraestrutura técnica das instalações será supervisionada pela Siemens, incluindo o hardware e software necessários para operar a infraestrutura de carregamento e distribuição de energia para as frotas de Volta Zero, veículo comercial de 16 toneladas e totalmente elétrico. O software será alimentado por modelos analíticos e de simulação para otimização e considera fatores como ciclos de trabalho da frota, tempos de carregamento, vida útil da bateria, utilização e custos de energia ideais e gerenciamento de ativos.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025