A transmissora ISA CTEEP investiu R$ 1,7 milhão na aquisição de um equipamento itinerante para reciclar o óleo utilizado em seus transformadores, insumo que mantém os equipamentos refrigerados e que isola as partes elétricas. Embora fundamental, o óleo isolante e refrigerante perde suas características químicas ao logo do tempo e precisa ser substituído.

O equipamento adquirido tem capacidade de regenerar cerca de 20 mil litros por dia de óleo, restabelecendo as características químicas do líquido, evitando o descarte e a compra de um novo. Além disso, o equipamento pode ser operado remotamente por um técnico, a partir de um software e um sistema de comunicação. Por ser portátil, atenderá todas as instalações da companhia no Brasil. 

“Essa iniciativa está em linha com a nossa busca constante por soluções inovadoras, que contribuem para o desenvolvimento sustentável do negócio e da sociedade. Com ele, evitamos o descarte de aproximadamente 600 mil litros de óleo por mês”, explica Gabriela Desirê, diretora executiva de operações da ISA CTEEP. Outra vantagem é o processo ser feito sem necessidade de desligar os transformadores.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025