O Bureau Veritas, consultoria e auditoria especializada em teste, inspeção e certificação, entrou no mercado de hidrogênio verde com soluções voltadas ao atendimento de normas regulatórias e mercadológicas do produto para a garantia de qualidade e segurança do combustível.

Segundo comunicado da empresa, a atuação prevê a medição e inspeção da origem do hidrogênio e de toda a sua cadeia, indicando a qualidade do combustível verde para a negociação. “O mercado está aberto, estamos ajudando o nosso país a liderar esse time de certificadores internacionais e sabemos da importância de olhar para todo o processo, desde a origem, a produção, o armazenamento, o transporte com rastreabilidade e, até mesmo, o impacto sobre as comunidades e arredores”, disse a diretora de cerificação e auditoria, Andressa Lisboa.

Para o Bureau Veritas, é importante que se estabeleça nível de qualidade mínima do produto a ser comercializado, com análise de garantia dos processos de produção, distribuição e utilização do hidrogênio verde, sob o aspecto de segurança e de atendimento às regulamentações locais. Entre os parâmetros a ser considerados, a auditoria alerta para a definição da pureza do combustível, análise de riscos industriais e políticas de compliance e rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, inclusive se a fonte de energia utilizada é de origem renovável ou não.

“Sem a regulamentação de toda a cadeia de valor do hidrogênio verde, o mercado corre o risco de entrar em colapso antes mesmo de atingir o seu ápice e, pior, de não entregar os resultados ambientais esperados de uma matriz energética limpa”, afirmou a empresa em comunicado.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024