Acontece às 18h00 de hoje o 4º Webinar Eletricidade Moderna, com o tema “Aplicações da ABNT NBR 5410 – Aterramento e equipotencialização: os esquemas TN, TT e IT”. As características dos esquemas de aterramento, suas especificidades na proteção contra choques elétricos e sobretensões e os tipos de instalação indicados para a aplicação de cada um deles serão apresentados pelos especialistas João Gilberto Cunha, Celso Luiz Pereira Mendes e Sergio Roberto Silva dos Santos.

João Gilberto Cunha, diretor da empresa Mi Omega e da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, e também membro de diversas comissões de normas da ABNT, falará sobre os esquemas TT, detalhando como fazer sua implementação correta e abordando tópicos como “o condutor PE e a resistência de aterramento”, e “a equipotencialização nos esquemas TT”.

Os esquemas TN serão o assunto de Celso Luiz Pereira Mendes, Life Senior Member do IEEE e membro sênior da VDE, e consultor das revistas EMFotoVolt, e da Intersolar South America. Mendes abordará os esquemas TN-S e TN-C (estes, em extinção), o condutor PE no contexto das correntes de falta fase-terra, o papel da resistência de aterramento em esquemas TN, a equipotencialização, e o aterramento nas fundações.

Já o engenheiro Sergio Roberto Silva dos Santos, da Lambda Consultoria, especialista em proteção contra surtos e participante de comissões de normas da ABNT sobre o tema, fará apresentação sobre o esquema IT, suas características, as razões para sua aplicação e as situações em que deve ser utilizado, e as medidas de segurança necessárias quando se emprega o esquema IT.

Após as apresentações, os palestrantes debaterão entre si e responderão ao vivo perguntas enviadas pelos participantes do webinar.

Não perca: Hoje, 18 de junho, 18h00, webinar Eletricidade Moderna: “Aplicações da ABNT NBR 5410 - Aterramento de equipotencialização: os esquemas TN, TT e IT”. As inscrições (gratuitas) devem ser feitas pelo link http://oferta.arandanet.com.br/4o-webinar-em.



Mais Notícias EM



Novo disjuntor de estado sólido é aprovado pela UL nos EUA

Empresa consolida segunda geração de seu disjuntor totalmente digital e faz investida pesada no mercado de mobilidade elétrica. Dispositivo pode ser até 3000 vezes mais rápido que os termomagnéticos.

03/07/2020


Conta COVID: lista dos bancos participantes chega à CCEE

Câmara aguarda declarações das distribuidoras interessadas em aderir à medida. Primeiros repasses devem ocorrer ainda este mês.

03/07/2020


Belo Horizonte já modernizou 95% de sua iluminação pública

Empresa parceira da PPP com a prefeitura pretende concluir a instalação de luminárias LED em 100% dos pontos de luz até outubro. Sistema conta com telegestão e telemedição. Contrato de operação é de 20 anos.

03/07/2020