A Voith Hydro, divisão do Grupo Voith que desenvolve serviços e soluções para hidrelétricas, concluiu a instalação das sete unidades geradoras na central de geração hidrelétrica (CGH) Nogueira, de 5 MW, localizada no rio Chopim, município de São Jorge do Oeste (PR), a 19,3 km da foz do rio Iguaçu. A usina da empresa MAZP Energias Renováveis deve iniciar operação em agosto e será a primeira no Brasil a utilizar a solução StreamDiver da Voith Hydro, que, segundo esta empresa, é referência global em confiabilidade, eficiência e economia para o segmento de CGHs.

O processo de comissionamento da planta já foi iniciado. A tecnologia das turbinas é mais amigável ao meio ambiente porque é 100% livre de óleo e graxa e também não emite ruídos, assim não perturbando a fauna terrestre e aquática, destacou em nota Rodrigo Miranda, responsável pelo mercado brasileiro de PCHs da Voith Hydro. Ele diz que a StreamDiver é uma turbina projetada para aproveitamentos de baixa queda d’água e oferece boa relação custo-benefício. “Geralmente, nos projetos de usinas hidrelétricas, temos uma relação entre construção civil e fornecimento eletromecânico da ordem de 70%/30%. A StreamDiver equilibra os custos em cerca de 50% (para cada rubrica), pois permite redução de custos de construção civil".

A turbina possui menos componentes do que outras soluções e, portanto, sua montagem e manuseio são facilitados, bem como é reduzida a possibilidade de falhas. Sendo uma solução padronizada, modular, leve e pequena, os custos de transporte e montagem também são menores. Além disso, sua concepção menos complexa não exige manutenções dispendiosas e os intervalos de serviço são tipicamente superiores a dez anos, afirma o profissional da Voith Hydro.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, o Brasil é o terceiro maior gerador de energias renováveis do mundo, e o segmento de PCHs e CGHs apresenta grande potencial de crescimento no País. Segundo Miranda, 85% de todas as barragens e represas do mundo atualmente não geram energia hidrelétrica, e a StreamDiver é uma solução para explorar esse potencial. O executivo também ressalta a importância desse projeto para o desenvolvimento das usinas de baixa queda do Brasil.



Mais Notícias EM



CPFL implanta eletropostos em meio à projeção ainda mais otimista para carros elétricos

Primeira de 50 estações de recarga de carros elétricos foi inaugurada em Viracopos e segue tendência global de crescimento de 29% ao ano nas vendas de veículos.

03/08/2020


Tradener exporta energia para a Argentina

Comercializadora foi autorizada pelo MME e iniciou a operação de venda da geração de quatro usinas térmicas

04/08/2020


Mercado livre puxa recuperação do consumo

Nos primeiros 15 dias de julho, CCEE registra primeira alta no consumo do mercado livre desde o começo da pandemia.

03/08/2020