Os grupos alemães Volkswagen anunciaram investimentos na Electrify América, LLC, rede pública de recarregamento ultrarrápido para veículos elétricos na América do Norte. As duas empresas vão aportar US$ 450 milhões na solução. Por meio do seu braço de financiamento, a Siemens Financial Services (SFS), a Siemens torna-se acionista minoritária na Electrify America com um investimento de três dígitos em dólar e ocupará um assento no conselho. Trata-se do primeiro investidor externo na rede, que também atuará com sua expertise tecnológica na parceria.

O plano com as novas parcerias é mais do que dobrar a infraestrutura de recarregamento da Electrify America, para 1800 locais e 10 mil recarregadores rápidos até 2026. O investimento de capital apoia a estratégia de crescimento da rede por meio de avanços tecnológicos em soluções de recarregamento e de energia em ofertas públicas, domésticas e comerciais.

A participação da Volkswagen atende a sua nova estratégia, batizada de New Auto, que fez do recarregamento e da energia seu principal negócio. A montadora está investindo no desenvolvimento de uma rede aberta de recarregamento rápido em todo o mundo. Até 2025, cerca de 45 mil pontos de recarregamento de alta potência (HPC) estão planejados na Europa, China e EUA, juntamente com parceiros. No Brasil, também recentemente a empresa anunciou a instalação de dois eletropostos em suas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo, em parceria com a Raízen, que no Brasil é licenciada dos postos de combustível Shell.

A gama de produtos da Volkswagen também inclui todas as soluções de recarregamento para clientes e empresas privadas -- desde o wallbox próprio da empresa e a estação de recarregamento rápido flexível até serviços de recarregamento e tarifas inovadoras e inteligentes de eletricidade verde. Outro conceito que a empresa desenvolve é o de uso dos carros elétricos como banco de baterias móveis, para agregar valor para os usuários da tecnologia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024