Os fundos de private equity GEF e SMZTO anunciaram investimento na HCC Energia Solar, empresa de geração solar fotovoltaica de Ibirubá, no Rio Grande do Sul. O valor não foi divulgado. A empresa integradora de projetos solares, com o aporte e a gestão profissionalizada dos fundos, tem meta de dobrar de tamanho em 2022 vendendo franquia (franchising) das suas operações de geração, além de serviços de assinatura de energia elétrica por geração distribuída para clientes de todos os portes.

Aproximadamente 80% do investimento deve ser destinado à construção de usinas solares fotovoltaicas, que devem começar a funcionar em outubro de 2022 e se conectarão com as franquias até chegarem ao consumidor final por assinaturas. “Um dos motivos de capitalizar a companhia é investir nessas usinas para que os clientes das nossas franquias obtenham energia barata e limpa, beneficiando não só quem tem pouco espaço, mas quem não tem condições financeiras de adquirir um projeto do tipo”, explica o presidente da HCC, Luiz Wagner Pinto,

Os consumidores poderão comprar pacotes de kWh, com economia de até 95%, segundo a HCC. Com adesão gratuita, o modelo de assinatura oferece três modalidades: fornecimento por um ano, com desconto de 10% na tarifa original de energia, de três anos, com abatimento de 15%, e de cinco anos, com 20%. A elaboração dos projetos e o envio de materiais para as obras são de responsabilidade da franqueadora, já o franqueado cuida da área comercial, fazendo levantamentos preliminares do campo de atuação, vendendo projetos e planos de assinatura, executando as obras e cuidando da migração de clientes da concessionária para a usina. 

Operando nos formatos de loja tradicional e micro franquia, a HCC atingiu um faturamento de R$ 160 milhões em 2021. Até o momento, a marca tem 72 unidades em operação em 17 estados brasileiros, sendo que seis são próprias. Agora, em conjunto com GEF e SMZTO, projeta fechar o ano com 120 franquias ativas, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste, dobrando o faturamento para R$ 300 milhões.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025