De 23 a 25 de agosto próximo acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, o Eletrotec EM-Power, congresso e feira sobre instalações elétricas, infraestrutura de energia e gestão energética, que integra a plataforma The Smarter-E South America, hub de inovação na área de energia. A organização do Eletrotec já definiu a realização de uma conferência especial de atualização sobre a normalização brasileira na área elétrica e pelo menos cinco minicursos sobre projetos aterramento de instalações de média baixa tensão e de usinas solares, instalações de carregadores de veículos elétrico e segurança nos serviços envolvendo eletricidade, além de dois dedicados exclusivamente a instalações fotovoltaicas: proteção contra descargas atmosféricas; e projeto, desenvolvimento e entrega de usinas de minigeração distribuída (veja a programação completa no final deste texto).

O primeiro minicurso, na manhã de 24 de agosto, será “Aterramento em instalações de BT e MT e em usinas fotovoltaicas”. Nele, o especialista João Cunha vai abordar os princípios gerais do aterramento nas instalações elétricas, apresentando as definições e fundamentos dados pelas normas brasileiras e internacionais (IEC). Serão enfocados também os critérios particulares para as instalações de baixa tensão, média tensão e usinas fotovoltaicas, de acordo com as respectivas normas. No caso da MT, será ainda considerado o aterramento de subestações de acordo com a norma brasileira.

O engenheiro eletricista (UFU) e mestre em engenharia (ITA) João Gilberto Cunha é diretor da empresa Mi Omega e integrante das comissões das normas ABNT NBR 5410 (instalações de baixa tensão) e NBR 14039 (instalações de média tensão) e NBR 16690 (requisitos de projeto de instalações fotovoltaicas), entre outras, diretor técnico da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, palestrante requisitado na área de instalações elétricas, autor de livros e inúmeros artigos técnicos e colaborador nas revistas FotoVolt e EM - Eletricidade Moderna.

O dia 23 do Eletrotec EM-Power está reservado para uma grande conferência em que os responsáveis pelas normas mais importantes da área elétrica farão exposições sobre o andamento dos trabalhos e as novidades que estão sendo discutidas nas comissões de normalização, e que deverão constar das novas edições das normas.

O Eletrotec EM-Power é sucessor do ENIE – Encontro Nacional de Instalações Elétricas e integra o evento internacional The Smarter-E South America, que ainda conta com o principal evento de energia solar do continente sul-americano, a Intersolar South America, e a ees South America, dedicada a baterias e sistemas de armazenamento de energia.

Os minicursos acontecerão no Auditório 2 do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, e a programação já fechada é:

24/08, 9h30 - 12h00 - Aterramento em instalações de BT e MT e em usinas fotovoltaicas, com João Gilberto Cunha (Mi Omega)

24/08 -12h30 - 15h00 - Proteção contra descargas atmosféricas em sistemas fotovoltaicos, com Sergio Roberto Santos (MPS Energia)

24/08 – 15h30 - 17h30 - Instalação de carregadores para veículos elétricos, com Rafael Gosuen Cunha (move)

25/08 – 9h30 - 12h00 - Segurança nos serviços com eletricidade - A importância da norma técnica ABNT NBR 16384, com Edson Martinho (Abracopel)

25/08 – 12h30 – 15h00 - Usina de energia solar de minigeração – Do desenvolvimento à entrega para operação, com Vinicius Ayrão (consultor de FV)

A realização é da Aranda Eventos e Congressos. Informações e inscrições na aba “Minicursos Eletrotec” em:
https://www.euvou.net.br/THESMARTERESOUTHAMERICA2022/Home?utm_campaign=s1266_-_fotovolt_on_grid&utm



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024