Começaram no dia 28 de junho as obras do complexo eólico Oeste Seridó, de 247,5 MW de potência instalada, no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte. O empreendimento é da Elera Renováveis, do grupo canadense Brookfield. Segundo estimativas da empresa, envolverá investimentos de R$ 1,5 bilhão. 

A fase 1 do complexo, que ocupará área de 1,6 mil hectares​, terá 55 aerogeradores e deve ter as obras concluídas em 2024. A partir daí poderá suprir energia suficiente para cerca de 2 milhões de pessoas e evitar a emissão de 740 mil toneladas de CO2 na atmosfera. O complexo envolve dez parques eólicos integrados.

A Elera Renováveis já tem 19 parques eólicos em operação nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, somando 444 MWp de capacidade instalada. Além disso, tem ainda o Complexo Eólico Carapés, no Uruguai. Em solar, a empresa inaugurou o seu primeiro ativo, o Complexo Solar Alex, localizado entre os municípios de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, a cerca de 230 km de Fortaleza (CE), com capacidade instalada de 360 MWp. Em construção, está o Complexo Solar Janaúba, também em Minas Gerais, considerado um dos maiores parques solares da América Latina, com um total de 1,2 GW.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025