Começaram no dia 28 de junho as obras do complexo eólico Oeste Seridó, de 247,5 MW de potência instalada, no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte. O empreendimento é da Elera Renováveis, do grupo canadense Brookfield. Segundo estimativas da empresa, envolverá investimentos de R$ 1,5 bilhão.
A fase 1 do complexo, que ocupará área de 1,6 mil hectares, terá 55 aerogeradores e deve ter as obras concluídas em 2024. A partir daí poderá suprir energia suficiente para cerca de 2 milhões de pessoas e evitar a emissão de 740 mil toneladas de CO2 na atmosfera. O complexo envolve dez parques eólicos integrados.
A Elera Renováveis já tem 19 parques eólicos em operação nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, somando 444 MWp de capacidade instalada. Além disso, tem ainda o Complexo Eólico Carapés, no Uruguai. Em solar, a empresa inaugurou o seu primeiro ativo, o Complexo Solar Alex, localizado entre os municípios de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, a cerca de 230 km de Fortaleza (CE), com capacidade instalada de 360 MWp. Em construção, está o Complexo Solar Janaúba, também em Minas Gerais, considerado um dos maiores parques solares da América Latina, com um total de 1,2 GW.
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025