Começaram no dia 28 de junho as obras do complexo eólico Oeste Seridó, de 247,5 MW de potência instalada, no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte. O empreendimento é da Elera Renováveis, do grupo canadense Brookfield. Segundo estimativas da empresa, envolverá investimentos de R$ 1,5 bilhão. 

A fase 1 do complexo, que ocupará área de 1,6 mil hectares​, terá 55 aerogeradores e deve ter as obras concluídas em 2024. A partir daí poderá suprir energia suficiente para cerca de 2 milhões de pessoas e evitar a emissão de 740 mil toneladas de CO2 na atmosfera. O complexo envolve dez parques eólicos integrados.

A Elera Renováveis já tem 19 parques eólicos em operação nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, somando 444 MWp de capacidade instalada. Além disso, tem ainda o Complexo Eólico Carapés, no Uruguai. Em solar, a empresa inaugurou o seu primeiro ativo, o Complexo Solar Alex, localizado entre os municípios de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, a cerca de 230 km de Fortaleza (CE), com capacidade instalada de 360 MWp. Em construção, está o Complexo Solar Janaúba, também em Minas Gerais, considerado um dos maiores parques solares da América Latina, com um total de 1,2 GW.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024