Uma pesquisa da consultoria EY, que faz parte de index de acompanhamento dos hábitos de consumo do mercado de mobilidade, batizado de MCI - Mobility Consumer Index 2022, aponta que, pela primeira vez, mais da metade dos entrevistados (52%) que pretendem comprar carros nos próximos 24 meses terão como escolha veículos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in. Do total de quase 13 mil consumidores consultados em 18 países da América do Norte, Europa e Ásia, 45% têm intenção de adquirir carros novos nesse período, o que representa aumento de 11% em relação a 2011.

Há também uma tendência de crescimento dos consumidores por carros totalmente elétricos, que passou de 7%, em 2020, para 20%, em 2022.  Para a consultoria, à medida que a preferência por veículos elétricos aumenta as motivações para escolher um modelo estão mudando. As preocupações ambientais estão se equiparando aos compradores com motivações financeiras.

Já a infraestrutura de carregamento continua sendo uma barreira para desenvolver o mercado, aponta o levantamento da EY. O acesso e a velocidade de cobrança são o principal inibidor para possíveis compradores, já que outras preocupações sobre os altos custos iniciais e a ansiedade de alcance estão reduzindo. 

A pesquisa mostra que o desejo do consumidor por veículos elétricos seria maior na Itália, Espanha e Noruega, na Europa; e na Ásia, na China, Coreia do Sul e Cingapura. Já o interesse na América do Norte é menor, com intenção abaixo da média nos Estados Unidos, Canadá e México.



Mais Notícias EM



GoodWe e Fotus firmam acordo para comercializar 300 MW no Brasil

Parceria busca ampliar oferta de soluções fotovoltaicas para integradores em todo o país.

07/07/2025


EDP destina até R$ 8,4 mi a projetos sociais e de saúde

Chamada recebe propostas até 4 de agosto em nove estados brasileiros

07/07/2025


Brasil adiciona 4 GW em geração no primeiro semestre de 2025

Termelétricas lideraram expansão, com 59% da nova capacidade instalada.

07/07/2025