A Weg forneceu parte do pacote elétrico para as duas fases do projeto Puma II, em Ortigueira (PR), da produtora de papel Klabin, que ampliará a produção da empresa em 910 mil t anuais de papéis e cuja operação completa está prevista para 2023. O fornecimento do pacote elétrico, já concluído, levou cinco anos.

O fornecimento da Weg inclui eletrocentro, cubículo de média tensão, centro de controle de motores de baixa tensão, inversores de frequência de média e baixa tensão, barramentos blindados, motores de baixa e média tensão, transformadores de média tensão e transformadores do turbogerador 3 (TG3). Ao todo, foram aproximadamente 3500 itens produzidos para a Klabin.

Os motores fornecidos para grandes aplicações foram os da linha W60 e MGF, além dos motores W50 e W22 Well (WEG Extra-long life), que têm maior vida útil. Em substituição à sala elétrica em alvenaria, foi adotada uma sala elétrica modular (eletrocentro) na ETE - Estação de Tratamento de Efluentes. Essa sala, de rápida instalação, pode ser testada e pré-comissionada em fábrica, saindo pronta para energização. Também foram instalados 39 transformadores a seco em outras salas elétricas distribuídas pelo parque fabril, equipamentos responsáveis por alimentar as ilhas de processo.

O Projeto Puma II é uma continuação da Unidade Puma. A primeira máquina de papel entrou em operação no fim de agosto de 2021 e tem capacidade produtiva de 450 mil toneladas por ano. A segunda máquina, que já está em construção, tem previsão para iniciar a produção em 2023, com capacidade para 460 mil toneladas anuais de papéis.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024