A Noruega está começando a instalar os postos de recarga para veículos elétricos mais rápidos do mundo. Com tecnologia da sueca ABB, duas primeiras estações, em caráter piloto, foram implementadas em um shopping center na cidade de Bergen, segunda maior da Noruega, e em uma estação de esqui, chamada Geilo.

O sistema de recarga é o Terra 360, da ABB, tem potência máxima de 360 kW e é capaz de carregar totalmente um veículo elétrico em 15 minutos ou menos.  Além disso, uma estação pode carregar simultaneamente até dois veículos com distribuição dinâmica de energia.

A iniciativa conta com a participação da empresa Eviny, considerada a líder em mobilidade elétrica na Noruega. Depois da experiência piloto nos dois locais, a intenção é expandir os novos eletropostos na Noruega e na Suécia. O equipamento da ABB é capaz de funcionar em condições climáticas extremas, como são os casos dos dois países nórdicos.

O fato de o projeto começar pela Noruega tem explicação. Isso porque o país está tentando se tornar o primeiro a acabar com a venda de carros a gasolina e diesel até 2025. O percentual de vendas de veículos totalmente elétricos na Noruega é a mais alta do mundo, representando 64,5% de todos os carros novos comercializados em 2021.

A Eviny tem hoje mais de 400 carregadores rápidos instalados em mais de 150 locais na Noruega. Já a ABB entrou no mercado de mobilidade elétrica em 2010 e já vendeu mais de 680 mil carregadores em mais de 85 mercados.



Mais Notícias EM



Webinar de FotoVolt-EM ensina a “curar” usinas fotovoltaicas

As patologias das instalações solares FV e como saná-las serão assunto de três especialistas na próxima quinta-feira.

27/05/2022


UFSM e CPFL inauguram laboratório de arcos elétricos

Ideia é simular situações reais para estudar efeitos da exposição e medidas preventivas.

27/05/2022


Senai e CTG lançam chamada para P&D de armazenamento de energia

Programa tem R$ 24 milhões para financiar projetos de armazenamento em grande escala.

27/05/2022