A Copel está ampliando o seu circuito de recarga rápida para eletromobilidade. Parte do programa de inovação aberta Copel Volt, a eletrovia da estatal paranaense de energia vai ter mais 11 postos ao longo das estradas BR-376 e BR-101, no trajeto que segue até perto de Londrina, no norte do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, interligando os dois estados.

Existem 12 postos de recarga em operação desde 2018, ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277 e que ligam o extremo leste ao extremo oeste paranaense. Com a expansão, serão no total 23 pontos disponíveis aos usuários de veículos elétricos.  O projeto é desenvolvido em parceria com a startup brasileira Move, especializada em desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão e controle de recargas de veículos elétricos.  

Os novos postos de recarga ficam no trajeto de Curitiba a Londrina, na BR-376, nas cidades paranaenses de Ponta Grossa, Tibagi, Imbaú e Mauá da Serra, e na interligação entre Curitiba e Joinville, em Tijucas do Sul (PR). Os demais eletropostos da Copel ao longo da BR-277 ficam em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.

Além da expansão de eletropostos, o projeto com a Move integra todos os locais de recarga em um mesmo sistema de gestão. “Um dos principais diferenciais é que o novo sistema já nos fornece um modelo para a futura comercialização de energia na mobilidade elétrica”, explica o mentor do projeto na Copel, Rodrigo Braun.

Segundo a Copel, os eletropostos já em operação na BR-277 são de fornecedores diferentes, com modelos distintos. Mas com o novo sistema de gestão será possível integrar todas as informações em uma mesma plataforma, para informar aos interessados quais carregadores estão disponíveis e a quantidade de energia fornecida por cada um. Além disso, há informações sobre as emissões de gás carbônico evitadas ao usar energia elétrica no lugar de combustíveis fósseis.  Para abastecer, os motoristas utilizam o aplicativo Eletroposto Fácil, disponível nas plataformas Android e iOS. 



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024