Um projeto que envolveu retrofit de iluminação e modernização da climatização e refrigeração de unidades públicas de saúde de Salvador (BA) e Recife (PE) gerou uma economia de 1428,28 MWh/ano. As intervenções foram por conta de projetos de PEE Aneel em colaboração entre as distribuidoras Coelba, da Bahia, e Celpe, de Pernambuco, ambas controladas pela Neoenergia.
Adotado durante 2020, os projetos conseguiram reduzir em 30% as despesas anuais dos hospitais com energia elétrica. A iniciativa beneficiou instituições como o Hospital Espanhol, a Clínica Santa Clara e o Hotel Riverside, em Salvador e região, e os hospitais Universitário Osvaldo Cruz e Alfa, em Recife, com um investimento total de R$ 2,8 milhões.
As principais ações foram a qualificação dos sistemas de iluminação a partir da substituição das lâmpadas de baixa eficiência por lâmpadas LED e a instalação de chillers e unidades individuais de ar-condicionado splits inverters, além da instalação de refrigeradores eficientes. As intervenções provocaram redução da demanda na ponta e fora da ponta e atualizaram tecnologicamente os sistemas, que já se encontravam em estado precário de uso. Os chillers, aparelhos de climatização baseados na refrigeração de água, por exemplo, se encontravam em alto grau de corrosão.
Mais Notícias EM
Iniciativa tem o objetivo de testar modelos inovadores de atendimento elétrico em regiões remotas da Amazônia Legal.
15/03/2026
Capacidade nominal é de 225 mil m³ por dia, volume equivalente ao consumo de mais de mil ônibus urbanos
13/03/2026
Solução elimina atividade de alto risco para trabalhadores e melhora a qualidade das informações coletadas.
13/03/2026