A catarinense Weg assinou contrato com a CGT Eletrosul para fornecer 72 aerogeradores de 4,2 MW para o parque eólico Coxilha Negra, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. O acordo também prevê os serviços de logística, montagem e comissionamento, além da operação e manutenção depois da inauguração do empreendimento.

O novo parque da CGT Eletrosul terá capacidade instalada de 302,4 MW, o que seria suficiente para atender o consumo de uma região com 1,7 milhão de habitantes. Os investimentos na obra são estimados em R$ 2,1 bilhões e estão alinhados com o Plano Estratégico das Empresas Eletrobras 2020-2035.

O projeto do parque Coxilha Negra já conta com licença ambiental de instalação, emitida pelo Ibama. Segundo a CGT Eletrosul, o sistema de transmissão será composto por duas subestações coletoras, sendo que as obras do parque devem começar até o final do primeiro semestre de 2022. Há a estimativa de criação de 310 empregos diretos e cerca de 150 indiretos.

Já o início da operação está previsto para ocorrer até o final do ano de 2024. Toda a energia gerada será comercializada no mercado livre. O Coxilha Negra será instalado em áreas limítrofes ao Complexo Cerro Chato, composto por seis parques eólicos, com 69 aerogeradores em plena operação e 138 MW de potência instalada, também da CGT Eletrosul. Com a implantação do novo empreendimento, a companhia alcançará a marca de 440 MW de geração eólica.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024